
A TODOS MEUS AMIGOS E AQUELES QUE PASSAREM POR AQUI,
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO...
Este blog servirá para me auxiliar no planejamento de aulas, compartilhar meus conhecimentos com pessoas que não tenho contato.Gosto de passar a diante o que aprendo e este é um bom recurso. Eu não sei o "internetês" e aqui posso escrever normalmente.
Ao longo da História da Cultura Ocidental, a participação dos jovens era desconsiderada nos movimentos e transformações sociais ocorridas ao longo do tempo. A “voz da juventude” foi por muito tempo reclusa aos olhos de uma sociedade conservadora que, na maioria das vezes, ligava o jovem à imaturidade, ignorância e subserviência familiar. No entanto, a partir da segunda metade do século XX, esse cenário começou a sofrer consideráveis transformações.
A consolidação de um mundo cada vez mais integrado pelo processo de globalização provocou uma nova onda de movimentos juvenis que se colocam contra a própria sociedade que o exclui. O movimento punk é um claro exemplo de ação juvenil calcada pela crítica de um sistema que visa padronizar comportamentos em torno de um mundo cada vez mais atrelado aos resultados imediatos e à eficiência. Em contrapartida, essa reação à globalização também trouxe outras conseqüências.
A juventude nascida na década de 1980 integra, de acordo com alguns estudiosos e analistas, a chamada geração “Z”. O uso desta letra vem do termo inglês “zapping”, ou seja, dar “uma volta”. Essa tal volta, por conseguinte, simboliza a enxurrada de tecnologias que colocaram esses jovens em contato simultâneo com a TV, telefone celular e internet. A facilidade de acesso à informação transforma essa nova geração, de carta maneira, um pouco mais acomodada.
Em contrapartida, essa nova situação da juventude não indica uma morte das utopias e da ação direta do jovem na sociedade. Por mais que não possamos ver claramente a ascendência de novos movimentos juvenis politizados, não podemos desconsiderar a presença de uma juventude que possui e demonstra suas demandas sob as mais diferentes formas. Enquanto isso, as gerações futuras nos reservam a transformação que os adultos de amanhã talvez não imaginassem.
Por Rainer Sousa
Mestre em História
Texto extraído de um site de Educação, confira mais sobre Sociologia em: Links Interessantes- Sociologia.
Comentário do texto: O que é Educação à distância? de José Manuel Moran.
Como pretendo fazer uma pós-graduação pela Internet, este texto chamou minha atenção, com ele pude esclarecer minhas dúvidas como: recursos utilizados, pedagogia, avaliação entre outras.
Aqui mais uma vez estamos falando das tecnologias, computador, Internet, Email, ensino On-line tudo isso fazendo parte de nossas vidas e nos ajudando a desvendar esse mundo misterioso e complicado, mas ao mesmo tempo gostoso de ser conquistado.
E como cita no texto: “É de maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.”
Desse modo percebo que poderei usufruir desses recursos tecnológicos com muita segurança para a minha nova habilitação, estou muito satisfeita.